Psicoterapia Cognitivo Comportamental – TCC

ATENÇÃO

Sob a ameaça eminente da COVID-19, conhecida também como coronavírus, o isolamento social foi a medida emergencial adotada pelas autoridades. Essa reclusão como segurança e cuidado com nossa saúde física pode causar efeitos impactantes para a mente. Afinal, tivemos que mudar bruscamente nossa rotina como trabalho, escola, lazer, vida social. Medos, angústias, ansiedade podem surgir nesse momento.

Estamos vivendo uma situação sem precedentes, e cuidar de nossa saúde mental e emocional é tão importante quanto os cuidados com nossa saúde física.

Estamos oferecendo atendimento psicológico online como forma de apoio, acolhimento, orientações de como agir diante dessa crise, ajudar no controle da ansiedade, pânico, fobias, depressão, crise familiar, orientação a pais e outras emoções e situações que possam surgir.

O psicólogo online poderá realizar consultas de psicoterapia, aconselhamento e orientação psicológica de forma virtual em caráter emergencial ou não.

Isolamento não é solidão nem castigo. Procure a ajuda de um psicólogo. Marque sua terapia online.

 Vamos passar por essa juntos.

PRATICAMOS VALORES ACESSÍVEIS.
INFORMAÇÕES WHATSAPP: 11 97697-4905

Embora nossa Clínica tenha profissionais atendendo em diversas linhas de abordagens, decidimos dedicar esse espaço para esclarecer sobre a abordagem conhecida como terapia cognitiva comportamental devido a sua grande procura.
No campo da Psicologia Clínica há diversas formas de entender e tratar os problemas psicológicos, gerando muitas dúvidas nos pacientes em resolver qual tipo de ajuda buscar.
Nas últimas décadas a terapia cognitivo comportamental – TCC tem tido um impacto enorme sob o campo da saúde mental, devido sua eficácia na compreensão e no tratamento de uma extensão de distúrbios emocionais e comportamentais

¨O QUE NOS AFETA NÃO SÃO OS ACONTECIMENTOS E SIM A FORMA QUE OS INTERPRETAMOS. ¨
Essa seria a melhor definição para compreendermos qual ideologia que está por trás da abordagem cognitivo comportamental.
Qualquer sofrimento psicológico pode ser entendido e explicado em termos de pensamentos, emoções e comportamentos.
Para a TCC (sigla para Terapia Cognitivo-Comportamental), pensamentos e sentimentos modificam o comportamento. O foco da psicoterapia cognitivo comportamental é fazer o paciente identificar pensamentos, sentimentos e crenças distorcidas que tem de si próprio e do mundo, atuais ou adquiridas no passado, e o reflexo das mesmas em suas ações e comportamentos disfuncionais.
A ideia é fazer a pessoa perceber esses pensamentos e procurar corrigi-los, gerando novos padrões de raciocínio e automaticamente, obter formas mais adequadas e saudáveis para sua vida.

Essa abordagem é mais ativa e diretiva, envolvendo um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas para reinterpretar e modificar os elementos que geram emoções negativas.
O terapeuta comportamental trabalha em conjunto com o paciente, utilizando metas, protocolos e exercícios específicos de acordo com a queixa apresentada. Essa abordagem pode auxiliar de maneira rápida e focada o alívio dos sintomas, proporcionando ao paciente retomar o seu equilíbrio anterior.
Desta forma, a terapia cognitiva comportamental, em contrapartida as abordagens mais tradicionais, tem tempo curto de duração, lhe conferindo uma posição de maior procura entre os pacientes. Porém, seria leviano afirmar o prazo de tratamento ou número de sessões exatas. A duração da terapia depende de diversos fatores como : o sintoma a ser tratado, a disponibilidade do paciente em aceitar o tratamento.

O psicólogo irá trabalhar objetivamente com os pacientes 4 aspectos:
– Distinguir entre pensamentos, sentimentos e a própria realidade.
– Tomar consciência da influência de seus pensamentos em relação aos sentimentos e ações.
– Avaliar criticamente a veracidade dos pensamentos repetitivos, automáticos e suposições.
– Desenvolver habilidades para perceber, interromper e mudar pensamentos automáticos, negativos e suas consequências.
A terapia cognitiva comportamental pode ser procurada por pacientes de qualquer idade e suas indicações são diversas.

Abaixo, algumas situações onde a TCC demonstrou ser muito eficaz:
– TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo).
– Ansiedade.
– Síndrome do pânico.
– Transtornos alimentares
– Transtornos de personalidade.
– Transtorno bipolar.
– Sintomas infantis: enurese / gagueira / dificuldades na aprendizagem / Déficit de atenção / Hiperatividade.
– Fobias
– Estresse.
– Disfunções sexuais
– Problemas de relacionamento.
– Timidez
– Isolamento social
– Agressividade/ Impulsividade / Ciúmes excessivos.
– Perdas / Lutos / Separações.
– Pensamentos suicidas
– Dependência Química: álcool / drogas.
– Baixa autoestima entre outros.
NA CLÍNICA EQUILYBRA TEMOS PSICÓLOGOS ESPECIALIZADOS NA ABORDAGEM COGNITIVO COMPORTAMENTAL ATENDENDO A CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES, ADOLESCENTES, ADULTOS E CASAIS.

Av. Jabaquara, 1554 – Mirandópolis – Próx. ao metrô Saúde

contato@equilybracompany.com.brequilybrapsicologia@hotmail.com

Whatsapp: 11 9 7697-4905

CRP PJ 06/7294/J

Telefones : (11) 4507-7650 / (11) 4507-7651 / (11) 9 7555-4312