Psicoterapia Infantil

ATENÇÃO

Sob a ameaça eminente da COVID-19, conhecida também como coronavírus, o isolamento social foi a medida emergencial adotada pelas autoridades. Essa reclusão como segurança e cuidado com nossa saúde física pode causar efeitos impactantes para a mente. Afinal, tivemos que mudar bruscamente nossa rotina como trabalho, escola, lazer, vida social. Medos, angústias, ansiedade podem surgir nesse momento.

Estamos vivendo uma situação sem precedentes, e cuidar de nossa saúde mental e emocional é tão importante quanto os cuidados com nossa saúde física.

Estamos oferecendo atendimento psicológico online como forma de apoio, acolhimento, orientações de como agir diante dessa crise, ajudar no controle da ansiedade, pânico, fobias, depressão, crise familiar, orientação a pais e outras emoções e situações que possam surgir.

O psicólogo online poderá realizar consultas de psicoterapia, aconselhamento e orientação psicológica de forma virtual em caráter emergencial ou não.

Isolamento não é solidão nem castigo. Procure a ajuda de um psicólogo. Marque sua terapia online.

 Vamos passar por essa juntos.

PRATICAMOS VALORES ACESSÍVEIS.
INFORMAÇÕES 11 97697-4905

ATENDEMOS CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES.
Hoje em dia, pode-se enumerar diversos fatores que levam os pais a procurar psicoterapia para seus filhos.
Situações como:
– Dificuldades emocionais
– Medo, tristeza, desobediência em excesso
– Dificuldade em se relacionar e fazer amizades
– Agressividade, ansiedade, insegurança, timidez
– Distúrbios alimentares como: falta de apetite, obesidade
– Problemas escolares: inadaptação, problemas de aprendizagem, falta de concentração.
– Distúrbios físicos, adoecer com frequência
– Regressão a fases anteriores: enurese, voltar a usar fraldas, fala infantilizada, descontrole do sistema esfíncter
– Gagueira, tique nervoso, criar hábitos estranhos.
– Sinais de depressão, ansiedade, abuso infantil
– Dificuldades na fala, na retirada da fralda entre outros.

Através desses comportamentos entendidos como inadequados, a criança expressa a sua dificuldade e sofrimento em relação ao contexto vivido podendo causar sintomas emocionais sérios. Diferentemente do adulto, que consegue compreender o que está acontecendo e o motivo de determinadas ações, a criança não consegue verbalizar ou não tem maturidade suficiente para entender o que a incomoda e acaba utilizando outros métodos de comunicação para demonstrar sua angústia.
Geralmente, os fatores desencadeadores dessas crises, estão relacionados ao contexto que a criança vive, como por exemplo:

– Separação dos pais.
– Luto de pessoa próxima.
– Mudanças no contexto familiar como a chegada de um irmão, crises financeiras.
– Não conseguir corresponder às expectativas dos pais, professores, colegas e familiares.
– Ausência de figura parental.
– Ingressar ou mudar de escola.
– Suspeita de bullying, abuso infantil.
– Pressões do cotidiano.
– Excesso ou falta de limites entre outros.
Ao procurar uma clínica de psicologia infantil, os pais serão orientados e a criança acolhida e ouvida pelo profissional, tendo a oportunidade de expressar seu universo interior.
Para entender e identificar os problemas das crianças, o psicólogo infantil adota alternativas lúdicas, como brincadeiras, colagens, histórias, desenhos, jogos, afim de estabelecer uma comunicação com a criança.
As atividades desenvolvidas são baseadas na idade, possibilitando conhecer as aflições, sentimentos e comportamentos da criança.
A participação dos pais neste processo é essencial, para que possam ter conhecimento e compreender as adversidades do seu filho.
Portanto, periodicamente, o psicoterapeuta infantil chama os pais para orientá-los quanto as alternativas e mudanças possíveis a serem feitas que ajudarão seu filho a minimizar suas dificuldades emocionais.

Objetivos principais da Psicoterapia Infantil:
– Criar um ambiente de acolhimento e confiança favorecendo a expressão dos sentimentos, emoções, medos, inseguranças e insatisfações da criança. – Melhorar a autoestima.
– Ajudar a criança a buscar resolução dos seus conflitos.
– Elaboração e superação das dificuldades vividas
– Reestabelecer o equilíbrio emocional.
– Ajudar a criança na compreensão do seu universo interno e externo.
– Estimular a autonomia e independência.
– Contribuir de forma efetiva no desenvolvimento biopsicossocial da criança.
– Promover o bem-estar familiar.
– Contribuir na prevenção e solução de problemas.
– Ajudar na comunicação entre pais e filhos.
– Auxiliar os pais a conhecer seu filho, suas características pessoais, sua personalidade, enfim, contribuindo de forma efetiva no bom relacionamento familiar.
– Promover uma infância feliz e saudável.

ORIENTAÇÃO DE PAIS
A psicoterapia infantil também pode ser destinada aos pais ou responsáveis, que precisam de uma orientação de como agir e lidar com acontecimentos que envolvem as crianças.
Os filhos têm os pais como modelo e a relação e interação entre pais e filhos é fator fundamental para a formação de padrões de comportamentos de uma pessoa. Criar um filho não é tarefa fácil e muitas vezes os pais encontram dificuldades em decidir sobre a criação de seus filhos.
Essas dificuldades geram ansiedade em ambos e os pais acabam, algumas vezes reagindo de forma “pratica”, cedendo a birras, ou de forma autoritária impondo regras excessivas.
O Psicólogo busca orientar os pais quanto as ferramentas que podem auxilia-los a conduzir, de forma mais tranquila e efetiva, as alterações de comportamento de seus filhos, peculiares ao desenvolvimento.
Muitas vezes, os pais têm dificuldades em lidar com mudanças de comportamento de seus filhos, principalmente as quais se referem a conflitos como agressividade, dificuldades escolares, luto, medos excessivos entre outros.
O auxílio de um psicólogo se torna essencial e eficaz, proporcionando aos pais reflexões para buscar formas mais adequadas de enxergar a relação com seus filhos.
Quase sempre a orientação aos pais é feita em conjunto a terapia da criança ou adolescente, e é solicitada de acordo com a necessidade visualizada pelo psicólogo do filho em partilhar algumas informações e sugerir mudanças no modo de interagir.
Esse trabalho em conjunto entre o psicólogo infantil/adolescente e os pais, ajuda de forma efetiva o paciente a se tornar um adulto capaz de lidar com o mundo que o espera.

Av. Jabaquara, 1554 – Mirandópolis – Próx. ao metrô Saúde

contato@equilybracompany.com.brequilybrapsicologia@hotmail.com

Whatsapp: 11 9 7697-4905

CRP PJ 06/7294/J

Telefones : (11) 4507-7650 / (11) 4507-7651 / (11) 9 7555-4312