Terapia para Empresas Equilybra

No ambiente de trabalho o que se espera é o desempenho dos seus profissionais para agregar valor à organização. Você já parou para pensar qual é a necessidade emocional de cada profissional envolvido nesse processo para alcançar as metas organizacionais mantendo sua saúde mental em dia? Quer saber como?

Atendimento Clínico ou Terapia, é o plantão psicológico estendido para dentro da empresa, de forma presencial, on-line ou híbrida, que tem caráter breve e emergencial. Este serviço vem sendo absorvido pelas empresas que desejam ter destaque e crescer cada vez mais. Por isso, hoje há a necessidade de buscar uma melhoria constante no ambiente de trabalho, que está sofrendo com os reflexos de um mundo mais competitivo e estressante.

A proposta da Equilybra do psicólogo clínico atendendo aos colaboradores é humanizar as relações interpessoais, pois sabemos que pessoas saudáveis participam na co-construção de redes internas de relações e ambientes mais cooperativos e criativos. É possibilitar que os trabalhadores possam ser ouvidos e acolhidos por um profissional capacitado que não faz parte da organização, garantido assim confidencialidade e compreensão sobre as questões mentais mais emergentes desta pessoa.

A Equilybra também atua em atendimentos emergenciais em situações que vão desde a ocorrência de eventos disruptivos de grandes proporções, até conflitos interpessoais nas relações ocupacionais, minimizando sequelas biopsicossociais em situações em que a vida, a segurança, ou a integridade física e emocional foram postas em risco.

Segmentos e situações onde o acompanhamento psicológico dentro da organização geram resultados na saúde do trabalhador e das empresas:
  • Setor de telemarketing.
  • Área comercial.
  • Áreas de confinamento.
  • Atendimento ao público.
  • Cargos de liderança.
  • Violência Urbana (Assaltos e Sequestros)
  • Acidentes de no trabalho.
  • Falecimentos.
  • Desastres naturais.
  • Mudança Organizacional e Cultural.
  • Gestão de Desempenho (Demissões / Promoções / Repatriação / Aposentadoria).
  • Estresse Ocupacional.
  • Doenças crônicas (diabetes, obesidade, hipertensão arterial).

O profissional irá prestar serviços como: psicoterapia breve focal, aconselhamento e orientação psicológica, atendimento emergencial, plantão psicológico, encaminhamento para outros especialistas, mediação de conflitos corporativos, intervenções em situações de crises, entre outros.

Os atendimentos realizados são de forma breve e focada, tratando questões emergenciais e situações de crise, não se caracterizando como psicoterapia de longo prazo. Em sua maioria realizados individualmente, porém, quando o tema a ser tratado incorre em situações pertencentes a um grupo ou equipe de colaboradores, podem ocorrer sessões em grupo.

Os atendimentos podem ser feitos na própria empresa presencialmente desde que se tenha um espaço, uma sala adequada para o atendimento, ou podem ser realizados de forma on-line. Todos os atendimentos seguem os critérios éticos da psicoterapia, previstos no Código de Ética do Conselho Federal de Psicologia, garantindo o sigilo psicólogo/paciente.
Alguns benefícios do atendimento clínico aos colaboradores:

Para a Empresa:

  • Queda no absenteísmo.
  • Melhora do clima organizacional.
  • Prevenção na Saúde Mental dos colaboradores.
  • Humanização das relações interpessoais no ambiente de trabalho.
  • Diminuição de conflitos dentro da empresa.
  • Diminuição de acidentes e rotatividade dos funcionários.
  • Funcionários mais saudáveis, cooperativos e satisfeitos com a empresa.
  • Valor agregado à qualidade de vida no trabalho.
  • Aumento da produtividade, criatividade e motivação.

Para os Colaboradores:

  • Resolução de conflitos.
  • Minimização de sintomas.
  • Maior resistência ao estresse.
  • Promover o processo de autoconhecimento e transformação.
  • Entender o que motiva o colaborador.
  • Bem-estar psíquico e estabilidade emocional.
  • Melhorar a qualidade de vida.
  • Propiciar a adoção de novos comportamentos para enfrentamento das dificuldades.
  • Favorecer o desenvolvimento de formas mais adaptativas para lidar com a própria vida.
  • Auxiliar em situações como adaptação a novo cargo, transferências, desligamentos da empresa.
Público alvo: empresas de pequeno, médio ou grande porte.

Entre em contato conosco e agende uma reunião para melhores esclarecimentos sobre esse serviço. Essa é uma parceria que trará muitos benefícios a todos os colaboradores e a sua empresa!